NÚCLEO ETNOGRÁFICO


Após um primeiro trabalho de campo realizado na freguesia em 1991, visando a recolha de trajes e modinhas para a implementação do Rancho. Esta vertente de pesquisa etnográfica entrou num período de estagnação, pois o primeiro objectivo estava alcançado: formar o Rancho.
Porém cedo nos apercebemos que haveria mais a fazer, assim sendo no ano 2000, Nuno Jesus e José Carlos, elementos do Rancho sugerem à direcção a criação de um núcleo de recolhas etnográficas, visando exclusivamente a inventariação e preservação do património etnográfico existente na freguesia.
Findo o trabalho de campo levado a efeito durante o ano 2000 e primeiro semestre de 2001, o núcleo decide levar a efeito em Julho desse ano a 1a Mostra Etnográfica da Ribeira de Fráguas. Mostra na qual estiveram em exposição as alfaias agrícolas, objectos e trajes detectados e recolhidos no decorrer do trabalho de campo anteriormente realizado. Convém esclarecer que grande parte deste património reverteu a favor do Rancho, pois a maioria das pessoas entendeu por bem ceder as peças ao Rancho.
As recolhas tem continuado desde 2001, ano em que se integrou no núcleo Vera Marques, particularmente vocacionada para a recolha de danças e cantares, bem como os trajes.
Devido ao sucesso da 1a Mostra, o núcleo decidiu que a Mostra se converteria numa bienal, o que efectivamente tem acontecido. Em 2009 teve lugar 5a Mostra Etnográfica.
Sendo um evento ímpar na região à muito que a Mostra está referenciada por algumas entidades ligadas à àrea da etnografia, situação esta que culminou com um honroso convite do Museu Municipal de Vale de Cambra no sentido do Rancho participar com trajes, na exposição permanente que decorreu durante o Verão de 2007 com o sugestivo tema, Ao campo te levo, à festa te trago .
Fruto do trabalho de pesquisa efectuado ao longo dos anos pelo núcleo, este decidiu que um dos trajes a expor seria o de romeiros à Sra. da Saúde (Vale de Cambra), pois no dia 15 de Agosto boa parte dos habitantes da freguesia da Ribeira de Fráguas, deslocavam-se à romaria da Sra. da Saúde. O que aliás ainda hoje acontece.
Em Fevereiro e Março de 2011, esteve patente no Arquivo Municipal de Albergaria, a exposição "Tempo de Memória", um trabalho do Núcleo Etnográfico.  

Sem comentários:

Enviar um comentário